À conversa com o Arq.º Jaime Silva, abordamos os novos paradigmas do setor da construção, a dicotomia entre a construção pré-fabrica modular e a construção tradicional e os aspetos diferenciadores da solução construtiva CircularBuild.
A construção tradicional apresenta um impacto significativo no ambiente, com uma representatividade de 35%, nos resíduos produzidos em todo o mundo, tornando-se no sector económico que mais gera resíduos. No entanto, hoje são conhecidos outros fatores importantes na definição do impacto gerado pela pegada ambiental do setor da construção.
O ciclo de vida das construções, a título de exemplo, desde a sua concessão até ao seu fim de vida, representa um consumo de recursos naturais superior a 50%, onde os recursos hídricos, importantes ao desenvolvimento e sustentabilidade do meio ambiente, apresentam-se incluídos.
O consumo energético, cada vez mais em voga, através da criação e da adoção de conceitos de construção com consumos energéticos reduzidos, serão fundamentais na minimização do consumo atual dos edifícios, estimado em 40% de toda a energia mundial produzida, bem como, das emissões CO² na atmosfera, próxima dos 35%.
Deste modo, no seguimento do referido, as construções modulares pré-fabricadas, apresentam-se como uma mais-valia face à construção tradicional, permitindo uma maior execução dos princípios da arquitetura e construções sustentáveis, com a minimização do seu impacto no meio ambiente, através da otimização na utilização de recursos naturais, na otimização de resíduos gerados (desde a sua conceção até ao seu fim de vida), bem como, através da seleção criteriosa dos materiais, alinhados com o novo paradigma da construção, a Economia Circular.
As limitações da construção modular pré-fabricada, visam sobretudo os limites dimensionais dos materiais e a modularidade dos sistemas construtivos, os quais não poderão ser cortados ou ampliados, tal como acontece com o Lego conferindo à construção dimensões resultantes da modularidade dos elementos que compõem a construção, pisos e paredes.
Estas limitações, refletem-se em ganhos significativos na otimização de todo o processo produtivo, através da sua estandardização, bem como, numa otimização dos recursos e meios, ambientais e económicos, necessários à construção modular pré-fabricada, em unidade industrial e em obra.
A solução CircularBuild, apresenta um impacto exponencial no meio ambiente, através da integração dos novos conceitos da construção, modular pré-fabricada, industrializada, sustentável e evolutiva, com características conceptuais e construtivas baseadas nos princípios e necessidades energéticas primárias quase nulas, nZEB – near Zero-Energy Build.
A pré-fabricação da solução CircularBuild em unidade industrial, sob um rigoroso planeamento e seleção dos materiais utilizados, permite a produção de componentes em ambiente controlado e estandardizado, amplificando o seu potencial em situações adversas, em consonância com os princípios Passive House. Esta capacitação das construções com elevados níveis de conforto térmico, e otimização dos sistemas de climatização e ventilação, com recuperação de calor, conferem às construções elevados níveis de eficiência energética.
Com a seleção criteriosa dos materiais integrados na solução CircularBuild, é possível a otimização dos recursos naturais, bem como, a otimização na criação de resíduos, por um lado no processo industrial, por outro em obra, refletindo-se na redução de utilização de recursos e na minimização da pegada ambiental, desde a sua conceção até ao fim vida.
Em suma, a solução CircularBuild, apresenta-se alinhada com os novos princípios da construção, através da industrialização, sustentabilidade e eficiência energética, refletindo nos conceitos nZEB-near Zero-Energy Build e Carbono Zero.
Os mercados são favoráveis à integração do sistema construtivo CircularBuild, uma vez que as suas características conceptuais e funcionais apresentam enquadramento com as características físicas das várias geografias.
Salientamos que o mercado imobiliário, no passado recente, apresentava algumas reservas na adoção dos sistemas construtivos modulares pré-fabricados, muitas vezes associadas a experiências menos favoráveis no passado, onde as construções eram fracas e baratas.
A solução CircularBuild, vem colmatar esta lacuna no mercado, uma vez que se apresenta como uma solução sólida e validada laboratorialmente, junto do LNEC e do laboratório norueguês RISE, através de ensaios de resistência e reação ao fogo, resistência mecânica, comportamento térmico, acústico e durabilidade, culminando numa certificação europeia “ETA”.
Face às dificuldades atuais demonstradas pelo setor da construção, em particular no mercado português, resultante da escassez de mão de obra e algumas matérias-primas, com claros reflexos no incumprimento temporal das obras, ou nas respostas aos pedidos de orçamentação, a demanda sobre os sistemas construtivos modulares pré-fabricados demonstra a mudança de paradigma.
Neste sentido, entendemos que a solução construtiva CircularBuild, é a solução na resposta às necessidades da construção, atual e do futuro, por um lado na resposta às dificuldades da construção apresentadas, por outro na resposta ao novo paradigma da construção, rápida, eficiente e amiga do ambiente, reforçando o bem-estar e o conforto dos seus utilizadores.
sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. irure dolor in pvelit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.