A edição #35 da Revista Portuguesa “Smart Cities“, intitulada “Independência Energética: Emergência Europeia” conta com um artigo sobre o projeto CircularBuild, focado na temática da circularidade aplicada à construção pré-fabricada modular.
Leia o artigo AQUI.
O mês de junho prevê a execução de ensaios, junto do LNEC, como o ensaio a realizar na mesa sísmica, ou o envio para a noruega do provete de grande escala, visando a preparação e realização do ensaio de comportamento ao fogo no laboratório RISE.
Na execução de um projeto modular pré-fabricado, assente sobre as premissas do projeto CircularBuild, é importante definir os princípios de sustentabilidade, permitindo a maximização dos benefícios ambientais obtidos.
Assim, a fase de planeamento apresenta-se como o momento mais relevante, através do qual, é possível definir de antemão as várias etapas desde o projeto até ao fecho da obra, permitindo a otimização na utilização dos recursos e exponenciar o valor agregador do edificado.
Partindo da necessidade de atividades mais sustentáveis no setor da construção civil, a construção modular pré-fabricada mostra-se como uma técnica alternativa, responsável por práticas mais amigas do ambiente.
Neste universo, o sistema de construção de painéis pré-fabricados da CONCEXEC, líder do projeto CircularBuild, investe na redução de resíduos gerados, na incorporação de componentes de construção secundários e reutilizáveis, e no aumento da eficiência energética.
A sustentabilidade da construção modular pré-fabricada, tipologia de construção onde se insere o projeto CircularBuild, vai além da eficiência energética, traduzindo-se na redução de equipamentos de climatização e materiais com derivados prejudiciais à saúde dos seus utilizadores.
A redução ou inexistência de patologias na construção, permitem ainda a redução de fungos e bactérias que interferem na qualidade do ar, reduzindo o risco de problemas respiratórios.
sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. irure dolor in pvelit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.