A mudança de paradigma no setor da construção, reflete-se na demanda por sistemas construtivos modulares pré-fabricados, com características conceptuais e funcionais alinhadas com os princípios de construção sustentável, eficiente e amiga do ambiente.
Deste modo, a CONCEXEC – Arquitetura, Lda., desenvolveu uma tecnologia construtiva, modular pré-fabricado industrializado, patenteado, inovador evolutivo sustentável e com características conceptuais e construtivas baseadas nos princípios e necessidades energéticas primárias quase nulas “nZEB – near Zero – Energy Build“, com elevados níveis de conforto interior, passível de certificação Passive House, contemplando a integração de materiais “eco – friendly”.
A CONCEXEC, tendo como ponto de partida o seu sistema construtivo modular pré-fabricado, ao abrigo do projeto “CircularBuild – Desenvolvimento e Validação do Conceito de Circularidade Aplicada à Construção Pré-Fabricada Modular” operado Pela Secretaria Geral do Ambiente e financiado pelos EEA GRANTS, desenvolveu uma solução construtiva modular pré-fabricada, mais sustentável e amiga do ambiente, denominada de solução construtiva CircularBuild, para a qual encontra-se em curso o processo de validação, certificação e homologação ETA junto do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC e o laboratório norueguês RISE Research.
O processo de validação, certificação e homologação da solução construtiva CircularBuild, assenta na Atividade 3 “A3 – Ensaios de Validação Funcional – Âmbito Laboratorial”, através do enquadramento de 5 tarefas distintas, onde foram programados e definidos ensaios laboratoriais aos provetes da solução CircularBuild, visando a identificação de pontos favoráveis à melhoria da solução, com a abrangência multidisciplinar no âmbito regulamentar da construção de acordo com a normalização internacional EN ISO, ao qual a solução construtiva e os elementos constituintes deverão respeitar.
Ao abrigo da tarefa “T3.1 – Estudo da durabilidade da placa de revestimento do painel” foi realizada uma avaliação laboratorial da durabilidade biológica sobre a placa de revestimento (AGEPAN DWD PROTECT 16mm) exterior do painel da solução CircularBuild, material que apresenta a sua constituição com materiais biológicos. As amostras foram preparadas pela CONCEXEC e entregues nas instalações do LNEC, onde foram condicionadas durante um mês antes do teste de humidade relativa.
Em curso encontram-se os testes contra térmitas subterrâneas (Reticulitermes Grassei), através da utilização de dois métodos complementares normalizados, EN 117 e EN 118. A avaliação à resistência das placas de revestimento exterior aos bolores e fungos de decomposição (incluindo podridão mole), decorrerão no primeiro semestre de 2022. Paralelamente, após o processo de lixiviação das amostras, e tomando a água como um fator importante a considerar nos mecanismos de deterioração biológica, encontram-se em curso testes complementares paralelos. O comportamento das amostras, no que concerne à estabilidade dimensional, após a imersão em água também se encontram em avaliação de acordo com a EN 317.
O provete a ensaio e os materiais destinados à realização do teste de choque térmico, já se encontram no LNEC, onde a equipa de projeto, efetuará os testes através de ciclos de calor, congelamento e chuva, numa duração de 2 meses.
O desenvolvimento da tarefa “T3.2 – Caracterização do painel, incluindo as suas ligações” encontra-se em desenvolvimento, tendo como base os provetes entregues pela CONCEXEC, nas instalações do LNEC. Nos últimos 6 meses o LNEC realizou ensaios laboratoriais relacionados com a resistência mecânica, nomeadamente ensaios de flexão em painéis de 2.5m de comprimento, ensaios de tração e corte no plano em painéis de menor dimensão, ambos ao abrigo de uma avaliação preliminar do desempenho do painel, principalmente no que se refere à resistência das conexões periféricas. Os ensaios de flexão nos painéis de 6m de comprimento, os ensaios de compressão vertical e os ensaios de corte no plano encontram-se em curso neste arranque do ano.
A tarefa “T3.3 – Desempenho Mecânico e Funcional”, em curso, contempla a realização de ensaios de validação mecânica e funcional nos provetes da solução CircularBuild, visando a aferição da resistência dos painéis ao vento, o comportamento ao impacto nos painéis e respetivas ligações periféricas, a resistência mecânica às cargas pontuais e o desempenho à permeabilidade ao ar, estanquicidade.
No desenvolvimento da tarefa “T3.4 – Desempenho Acústico, Térmico e Sísmico”, os ensaios acústicos aos sons aéreos e de percussão nos painéis de pavimento encontram-se em curso. Os índices apurados nos ensaios de impacto foram de 80 dB nos painéis de piso com revestimento e 83 dB nos painéis de piso nu, igualando os índices apurados num piso de betão nu. Estes resultados demonstram que o sistema construtivo CircularBuild, com todas as suas potencialidades e valores acrescidos, do ponto de vista sustentável, apresenta ainda o mesmo comportamento acústico ao impacto no pavimento que a solução tradicional em betão.
À data encontram-se em curso os cálculos inerentes ao comportamento térmico da solução construtiva CircularBuild, prevendo a sua conclusão no arranque do próximo trimestre.
O protótipo de 2 pisos a submeter a ensaio na mesa sísmica, já se encontra preparado no departamento do sismo, aguardar a realização do ensaio a decorrer no arranque do próximo trimestre.
A última tarefa da Atividade 3, tarefa “T3.5 – Comportamento ao Fogo” já apresenta ensaios realizados, nomeadamente os ensaios de reação ao fogo, executados no departamento do fogo das instalações do LNEC, resultados esses que serão aferidos no decorrer do próximo trimestre.
À data, embora de menor escala, já se encontra realizado um ensaio preliminar de resistência ao fogo, realizado no provete enviado para o laboratório norueguês RISE, no segundo terço do último trimestre do ano de 2021, o qual embora de caracter preliminar, atendeu às expetativas criadas, prevendo a sua validação através do próximo ensaio, à escala, a realizar no início do próximo trimestre nas instalações do laboratório norueguês RISE.
A conclusão da atividade A3, programada para o final do primeiro semestre do ano, será fundamental, para a conclusão da atividade “A1 – Estudo e Definição das Exigências Funcionais de Materiais Alternativos” e desenvolvimento e da atividade “A4 – Construção CircularBuild“, as quais se desenvolvem até à conclusão do projeto, no penúltimo trimestre de 2022.
sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. irure dolor in pvelit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.